InformaMT
O projeto Geladeira Solidária já atende a 200 pessoas por semana, segundo informações da Prefeitura Municipal de Cuiabá anunciadas nesta terça-feira (26). Instaladas no Mercado do Porto, as geladeiras armazena produtos que não estão aptos para venda, mas que estão em perfeitas condições para o consumo humano.
As geladeiras foram doadas por uma indústria fabricante de bebidas e são abastecidas por comerciantes do Mercado do Porto, com os produtos que antes eram descartados.
Segundo o presidente do Mercado do Porto, Junior Lemos, foi realizado um cadastro das famílias que retiram os sacolões e cada grupo recebe os produtos em um dia da semana. “A retirada é feita por grupos, a fim de evitar a aglomeração de pessoas num mesmo ambiente”, explicou.
O presidente aponta que em média estão sendo distribuídos 150 sacolões, por dia, sendo atendidas 30 famílias por semana, o que representa 600 pessoas beneficiadas.
O secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo, destacou que o que pode parecer em desuso para muitos, outros vêm grande valor. Sobretudo, por conta da pandemia e a crise econômica.
O grupo que entregou as geladeiras também é responsável pela manutenção dos equipamentos de refrigeração e armazenamento dos produtos.
InformaMT/G1