32 C
Cuiabá
quinta-feira, novembro 21, 2024

Projeto de Lei que proíbe construção de usinas hidrelétricas no Rio Cuiabá é aprovado

InformaMT

Um projeto de lei que proíbe a construção de usinas hidrelétricas no Rio Cuiabá foi aprovado pela Câmara dos Vereadores, nesta quarta-feira (22). Após a aprovação, o documento segue para a sanção do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB).O projeto é de autoria do vereador Eduardo Magalhães (Republicanos) e foi aprovado com 17 votos a favor.

O texto também proíbe a construção de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) em toda a extensão do rio que pertencem aos limites da capital.

Caso aprovado pelo prefeito, fica proibida a possibilidade de implantação de seis usinas.

O vereador disse que o impacto causado por usinas hidrelétricas causariam um grande desequilíbrio e interferiria de forma irreversível nos níveis do rio, nos estoques pesqueiros e no fornecimento de água aos municípios que dependem desse abastecimento.

Em parte do trecho do documento ele ressalta que, a construção desses empreendimentos transforma de forma definitiva os cursos da água, dificultando, e em certos casos como a Usina do Manso, impedindo a migração de espécies de peixes que necessitam de longos trechos de rios para desovarem.

No projeto de lei o parlamentar alega não haver prejuízo no crescimento de geração de energia, pois existem novas matrizes energéticas em expansão, como por exemplo, a energia solar.

InformaMT/G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE

NOTÍCIAS

Leia mais notícias