24 C
Cuiabá
sábado, novembro 23, 2024

Profissionais da educação protestam contra projetos de lei que alteram a gestão nas instituições em MT

InformaMT

Os profissionais da educação de Cáceres, a 220 km de Cuiabá, protestaram nesta quarta-feira (30) cobrando um posicionamento da gestão municipal sobre as exigências da categoria.

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Cáceres (SSPM) publicou nessa terça-feira (29) um documento convocando os profissionais para o protesto.

A categoria cita dez pautas como uma justificativa para a paralisação e que não foram respondidas pela prefeitura, além do posicionamento contrário a dois projetos de lei que alteram a gestão democrática das instituições de ensino no município.

Durante a paralisação, a prefeita do município Eliane Liberato (PSB) esteve na sede do sindicato para conversar com a categoria. Segundo ela, alguns pontos apresentados serão reavaliados.

Projetos de lei

 

De acordo com o vereador Cézare Pastorello (Solidariedade), o projeto de lei 006/2022 vai alterar a gestão democrática das instituições. Atualmente, para os cargos de diretores, coordenadores e secretários na rede municipal, é realizada uma consulta com a comunidade de forma direta.

O projeto será alterado dando a liberdade para o prefeito do município nomear os profissionais para os cargos, segundo o vereador.

“Acredito que com diálogo entre o Executivo, Legislativo e a classe, conseguiremos chegar a uma forma constitucional e adequada”, disse o parlamentar.

 

Já o segundo projeto apresentado, o prefeito do município poderá nomear o diretor das escolas através de indicação.

O sindicato afirma que o projeto pode ser perigoso caso um gestor faça o mal uso dos cargos de direção escolar. Com isso, a categoria não seria consultada para a nomeação dos cargos.

Contrários ao projeto, os profissionais fizeram propostas para cobrar que haja mais discussão com a prefeitura.

InformaMT/G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE

NOTÍCIAS

Leia mais notícias