O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro José Carlos Novelli, recebeu do governador do estado, Mauro Mendes, as contas anuais de governo referentes ao exercício de 2022. O encontro foi realizado na Corte de Contas na tarde desta segunda-feira (03).
Na ocasião, José Carlos Novelli lembrou que os balanços anteriores apresentaram resultados positivos. “Todas as contas foram apresentadas de forma correta e demonstraram avanço do governo, principalmente na questão fiscal, o que garantiu investimentos em muitos projetos. Acreditamos que em 2022 não tenha sido diferente.”
Chamou a atenção ainda para a harmonia entre as instituições no estado “Hoje em Mato Grosso, todos os órgãos trabalham em harmonia absoluta e buscam o benefício da sociedade, o benefício do cidadão. O Governador veio entregar pessoalmente o balanço pelo respeito que ele tem pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso.”
A documentação agora será submetida à análise do relator, conselheiro Guilherme Antonio Maluf, e posteriormente será apreciada em Plenário.
O governador destacou que o balanço representa o encerramento do ciclo de quatro anos de sua primeira gestão. “Fizemos um profundo trabalho para recuperar as finanças públicas de Mato Grosso, considerando que há quatro anos nós tínhamos uma realidade muito ruim, com contas e salários atrasados, obras paralisadas.”
Mauro Mendes, Também falou sobre o papel do TCE-MT na condução de políticas no estado e destacou o índice de investimentos superior a 19% demonstrado nos relatórios. “É um recorde no Brasil e isso tem trazido resultados para o cidadão em todas as áreas. Isso demonstrado por esses números que nós estamos apresentando”, disse.
Contas de Governo
Agora, o TCE-MT fará a análise das contas anuais de governo, nas quais são evidenciadas a conduta do chefe do Poder Executivo, assim como o planejamento e o cumprimento de leis, e emitirá um parecer prévio, que será encaminhado à Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) junto com o balanço, para apreciação.
Também participaram da reunião os conselheiros Antonio Joaquim, Valter Albano, Gonçalo Domingos de Campos Neto, Waldir Teis e Sérgio Ricardo, bem como o chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, e o secretário de Fazenda, Rogério Gallo.
Secretaria de Comunicação/TCE-MT