InformaMT
A Prefeitura de Cuiabá adiou para os “próximos dias” o início do pré-cadastro de pessoas com 59 anos sem comorbidades para serem vacinadas contra a Covid-19. Durante a semana, a secretária de Saúde de Cuiabá, Ozenira Félix, disse que as ‘inscrições’ começariam na sexta-feira (28). Até o momento, a capital mato-grossense já aplicou 197.658 doses.
“Eu já determinei ontem a secretária municipal de Saúde, Ozenira Félix, a começar o cadastro do grupo de pessoas sem comorbidades de 59 anos. Vamos começar já nos próximos dias. Eu já autorizei. Já estamos preparando o cadastro para começar as faixas não comorbidade abaixo de 60 anos”, disse o prefeito.
Conforme Pinheiro, é preciso que Ministério da Saúde informe os Municípios com antecedência a previsão de remessas de novos lotes de vacina para que Prefeitura possa planejar melhor a campanha “Vacina Cuiabá – sua vida em primeiro lugar”. “Agora é tentar dar uma estabilidade no recebimento dessas vacinas e aceleração da aplicação das doses. Existe toda uma responsabilidade, uma segurança que eu sou o primeiro a exigir da minha equipe”, disse.
Cuiabá já vacinou 120,5% da meta dos trabalhadores da saúde, 86,3% dos idosos, 48,4% das pessoas com comorbidades, 58,7% dos trabalhadores das Forças de Segurança e Salvamento e está caminhando na imunização dos demais grupos prioritários.
“Cuiabá está chegando próxima de 200 mil doses aplicadas, entre primeira e segunda dose, o que corresponde a quase 1/3 da população apta a ser vacinada”, completou o gestor.
No momento, estão sendo vacinados idosos acima de 60 anos, pessoas com Síndrome de Down, a partir de 18 anos; gestantes e puérperas com comorbidades, a partir de 18 anos; pessoas com comorbidades de 18 a 59 anos; pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou que apresentem documentação que comprove a deficiência, de 18 a 59 anos, Forças de Segurança e Salvamento e Forças Armadas e profissionais da imprensa.
Secretária contrariada
Na quinta-feira (27), a secretária de Saúde, Ozenira Felix, tinha dito que o cadastro começaria no fim de semana. “Idosos não têm mais. Se tem é quem não quis vacinar. Ainda tem aqueles que pensam que a vacina é pra matar velho, que é uma bobeira. Muitos já vacinaram porque eram da saúde. A nossa expectativa era 30 mil com comorbidades. Não chegamos a esse número. Por isso, hoje a gente termina as pessoas com doenças pré-existentes e amanhã já abre vacinação para quem não tem comorbidade. Já fechamos o pessoal de saúde. Agora é avançar na idade a partir de 59 anos”, disse.
Posteriormente, a assessoria disse que a secretária se equivocou ao dizer que o cadastro seria iniciado na sexta-feira.
InformaMT/Olhardireto