Polícia Civil cumpre na manhã desta quarta-feira (25), mandados de busca e apreensão no gabinete e na casa do prefeito de Rondonópolis (212 km ao Sul de Cuiabá), José Carlos do Pátio e do secretário de Administração, Leandro Junqueira Arduini. Os mandados são da segunda fase da Operação Stop Loss, que investiga superfaturamento e irregularidades na compra de materiais com dispensa de licitação para o combate da covid-19 na cidade. Justiça determinou ainda o afastamento de Leandro do cargo público.
De acordo com as informações da assessoria da Polícia Civil, essa é a segunda fase da operação. A primeira foi realizada em junho deste ano. Com base nas informações do Ministério Público de Contas, os investigadores detectaram superfaturamento em produtos contratados na Dispensa de Licitação nº 38/2020, destinada à aquisição de materiais de limpeza, tendo como justificativa de urgência a pandemia da covid-19.
A aquisição foi ratificada pelo chefe do Executivo municipal, Zé Carlos do Pátio, que foi reeleito na última eleição municipal, ocorrida em 15 de novembro. Agora, com a nova fase, os investigadores buscam provas e informações para robustecer o inquérito, além de produzir elementos informáticos para esclarecer os ilícitos praticados, bem como responsabilizar os envolvidos.
As ordens estão sendo cumpridas pela Delegacia Especializada de Combate à Corrupção (Decoor) e grupo operacional do Núcleo de Ações de Competência Originária (Naco Criminal), com o Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco). As equipes estão nas casas do prefeito e do secretário, bem como na Prefeitura de Rondonópolis, onde os gabinetes dos dois também são alvos.