Início POLICIA Peru vota em 2º turno disputado para escolher décimo presidente em 10...

Peru vota em 2º turno disputado para escolher décimo presidente em 10 anos

O cientista político americano Steven Levitsky define o Peru como uma “democracia sem partidos”. No país não existem partidos políticos sólidos, históricos ou ideológicos, e por isso funcionam como “veículos eleitorais” temporários ou “empresas de aluguel” criadas apenas para disputar uma eleição em torno de uma figura popular.

Essa característica enfraquece o presidente. Quando um presidente é eleito, ele quase nunca tem uma bancada forte ou fiel no Congresso. Ele governa isolado, sem coalizões reais, tornando-se um alvo fácil para a oposição desde o primeiro dia de mandato.

Quem vencer terá de governar com um Congresso hipertrofiado. Desde 2016, o país viu uma sucessão de presidentes, com renúncias e quedas impulsionadas por um Legislativo que ganhou protagonismo no sistema presidencialista.

O Congresso peruano volta a ter duas Casas, o que pode mudar a dinâmica de crises políticas. A volta do Senado, prevista para julho, reforça o peso do Legislativo e divide especialistas sobre se o modelo trará mais estabilidade ou ampliará o poder de bloqueio.

O partido de Keiko, Força Popular, aparece como a principal bancada nas duas Casas após o primeiro turno. A sigla elegeu 41 de 130 cadeiras na Câmara e 22 de 60 no Senado, enquanto o Juntos pelo Peru, de Sánchez, ficou com 32 de 130 e 14 de 60.

Sánchez diz que quer limitar o uso da “incapacidade moral permanente” para derrubar presidentes. “Temos que recuperar o equilíbrio de poderes, a separação dos poderes, regular a vacância por incapacidade moral permanente no cargo do presidente”, afirmou.

noticia por : UOL

Sair da versão mobile