27 C
Cuiabá
terça-feira, dezembro 3, 2024

Nova licitação da BR-163 pode demorar mais de três anos para ser concluída, aponta documento da ANTT

InformaMT

A nova licitação de concessão da BR-163 em Mato Grosso pode durar, pelo menos, mais de três anos para ser concluída, segundo despacho do diretor geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Rafael Vitale Rodrigues, após questionamento da senadora Margareth Buzetti (PP-MT). Além disso, a mudança pode acarretar no aumento da tarifa de pedágio.

A estrada deveria ter sido totalmente duplicada até 2019, mas a atual empresa responsável, a Rota do Oeste, devolveu a concessão em dezembro do ano passado alegando incapacidade de investimentos.

A regulamentação da relicitação precisa ser assinada até o dia 5 de outubro deste ano. Já a contratação da concessionária vencedora da licitação vai até julho de 2024. Porém, esse prazo pode ser prorrogado por mais dois anos. Em seguida, a empresa terá mais um ano para começar as obras previstas no contrato.

Em relação à cobrança tarifária, o patamar dos valores de novas concessões já passa, em média, de R$ 10 por 100 km, o que, segundo a ANTT, pode ocasionar em um aumento aos motoristas que trafegam na rodovia. Atualmente, a tarifa é cobrada em R$ 5,10, em média.

 

 

InformaMT/G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE

NOTÍCIAS

Leia mais notícias