InformaMT
Moradores do Distrito de Nossa Senhora da Guia, em Cuiabá, registraram uma infestação de gafanhotos na região. Segundo eles, os insetos começaram a aparecer há cerca de duas semanas e tomaram conta de algumas plantações.
Um dos moradores do distrito afirmou que nunca viu algo parecido nos últimos 40 anos, desde que a família tem chácara na região.
Em um vídeo gravado por ele, é possível ver uma grande quantidade de gafanhotos voando em meio às árvores.
Ele sugere que a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) autorize a catação venda de gafanhoto para a pesca, pois seria uma forma de controle.
A secretaria, no entanto, ainda não se manifestou sobre o assunto. Já o Instituto de Defesa Agropecuária disse que não monitora esse tipo de praga.
O biólogo Maicon Dionis Tombini explicou que o ideal é diversificar as culturas plantadas nas propriedades para evitar a proliferação desses insetos. Segundo ele, quando o produtor tem apenas um tipo de plantação, fica propício para a chegada desses gafanhotos.
“Temos alguns fatores que podem influenciar, como o clima. Algumas mudanças climáticas são muito propícias para isso. Outros fatores envolvem a monocultura e a falta do predatismo. O ideal é ter árvores frutíferas ao redor da plantação, pois atraem pássaros, morcegos, alguns anfíbios, espécies predadoras desses insetos”, explicou.
InformaMT/G1