25 C
Cuiabá
sábado, novembro 23, 2024

Médicos de Cuiabá reclamam de falta de pagamento

InformaMT

Médicos que trabalham nas unidades de saúde de Cuiabá e no Hospital Referência para covid-19 (antigo pronto-socorro) reclamam de atraso nos salários, nos incentivos, falta de repasse do auxílio covid e reajuste nos valores pagos por plantões. Há profissionais que atuavam em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) destinadas aos contaminados pelo novo coronavírus que não recebem desde o ano passado.

Fontes ouvidas pelo GD citam que enfrentam perseguição ao reclamarem de atraso nos pagamentos e falta de resposta sobre os repasses. Alguns profissionais não suportaram o descaso e foram embora da cidade.

Contratados pela Empresa Cuiabana de Saúde relatam que quem trabalha em Unidades de Pronto Atendimento (UPA) não recebem auxílio covid como prometido pelo município, além de não rerceber também o “incentivo”, espécie e complemento calculado sobre os horários de trabalho de cada profissional.

“Nosso salário é recebido em 3 etapas. Salário, prêmio saúde e o incentivo. O incentivo já está atrasado há 3 meses. No auge da pandemia também foi nos prometido pagamento de auxílio covid, pois a gente atendia pessoas contaminadas e tinhamos o risco de levar a doença para casa, mas nunca recebemos nada. Hoje isso não é nem pago mais, mas nunca recebemos”, relata um médido contratato por Cuiabá.

Ele relata que não há resposta sobre os pagamentos e que quem reclama corre o risco de ser demitido. Além disso, o profissional aponta falta de profissionais para atender a toda demanda de atendimentos.

“Cuiabá é a cidade que menos valoriza o médico. Colegas de outros estados ganham 2, 3 vezes mais. Por conta disso, os profissionais não querem vir para cá e isso tem gerado grande falta de médicos nas unidades”, reclama.

Outros profissionais contratados por meio de empresas terceirizadas, entre elas a empresa Hipermed Serviços Médicos & Hospitalares, relatam que receberam salários referentes ao trabalho na linha de frente da covid em julho.

“Eles não quitaram os plantões das UTIs covid do PS Velho durante a administração deles ano passado. Falta agosto, setembro e outubro”, relata um denunciante.

A queixa de atraso nos repasses é recorrente, principalmente pelas empresas contratadas pela prefeitura para recrutamento de médicos para as unidades de saúde. Segundo um dos profissionais, a justificativa para a inadimplência é a falta de pagamento por parte do município.

Médicos contratados pela terceirizada que trabalham no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) também relatam atraso no pagamento e redução no valor dos plantões.

 

Outro lado
A assessoria da Prefeitura de Cuiabá foi procurada e informou que os pagamentos à Hipermed estão regulares e o último passa por revisão.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa:
– Os pagamentos à empresa Hipermed, que prestava serviços médicos no Hospital Referência Covid-19 (antigo PS) estão quitados até o mês de setembro de 2021. A única parcela que ainda não foi paga é referente ao mês de outubro, pois está em processo de revisão no Controle Interno, para posterior pagamento.

-O contrato com a empresa foi rescindido no final do mês de outubro de 2021.

– É de responsabilidade da referida empresa que pague os salários dos funcionários que por ela são contratados, uma vez que os repasses por parte do Executivo municipal estão sendo feitos.

Questionada sobre atrasos do incentivo e falta de auxílio covid aos médicos que trabalham nas unidades de saúde, a pasta encaminhou a nota:

A Secretaria Municipal de Saúde informa:
-Em relação aos vencimentos dos médicos de UPAs, o que ainda está em aberto é apenas pagamento do incentivo de fevereiro/2022, que será pago até amanhã.
-Os médicos que trabalham em unidades de saúde que funcionam nos fins de semana, além de receberem o salário e o Prêmio Saúde, recebem também este incentivo financeiro. Não existe “auxílio Covid”.

A Hipermed foi procurada, mas não encaminhou resposta.

O Sindicato dos Médicos (Sindmed) disse que não sabe das irregularidades

InformaMT/GazetaDigital

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE

NOTÍCIAS

Leia mais notícias