A desembargadora Maria Helena Gargaglione Povoas foi eleita presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). Votação ocorreu nesta quinta-feira (26) em sessão administrativa online transmitida pelo Youtube. Com 18 votos, José Zuquim Nogueira foi eleito corregedor-geral de Justiça. Para vice-presidente, Maria Aparecida Ribeiro recebeu 16 votos.
Derrotados na disputa pela presidência, Luiz Ferreira da Silva recebeu 11 votos, Juvenal pereira da Silva um voto e Sebastião de Moraes dois votos.
Pleito foi finalizado após o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) revogar emenda regimental aprovada em 2020 que visava possibilitar reeleição do atual presidente, Carlos Alberto Alves da Rocha.
A desembargadora Maria Helena Gargaglione Póvoas é natural de Cuiabá, formada pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e pós-graduada em Direito Processual Civil pela Universidade de Cuiabá (Unic). Inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Mato Grosso (OAB/MT) desde 25 de maio de 1983, Maria Helena foi a primeira e única mulher – até o momento – a presidir a Instituição. Ela esteve à frente da presidência da OAB-MT por dois mandatos consecutivos, entre 1993 e 1997.
Maria Helena Militou como advogada em Mato Grosso de 1983 a 2005, quando ingressou na magistratura pela vaga do quinto constitucional da OAB. No TJMT, atuou como presidente da 2ª Câmara Cível, presidente da 1ª Turma de Câmaras Cíveis Reunidas e coordenadora de Supervisão dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais de Mato Grosso.
Na Justiça Eleitoral, a desembargadora também teve papel de destaque ao ocupar todos os cargos de direção do TRE-MT. Ela foi vice-presidente e corregedora no biênio 2013/2015 e presidente entre 2015 e 2017.
Além da advocacia e da magistratura, Maria Helena também tem atuação no magistério, como professora licenciada da Unic, onde leciona Direito Civil, Processo Civil e Prática Forense.