Impedido de entrar nos EUA, presidente da Federação Iraniana de Futebol integrou a Guarda Revolucionária


    Seleção do Irã chega ao México para disputa da Copa do Mundo
    O presidente da Federação Iraniana de Futebol, Mehdi Taj, teve o pedido de visto negado pelas autoridades dos Estados Unidos e não poderá acompanhar a seleção durante os compromissos disputados no país.
    O Fantástico deste domingo mostrou que Taj já havia enfrentado situação semelhante no mês passado, quando ficou de fora do Congresso da FIFA realizado em Vancouver, no Canadá.
    A negativa está relacionada ao histórico do dirigente. Mehdi Taj integrou a Guarda Revolucionária do Irã, força militar criada após a Revolução Islâmica de 1979 e considerada uma organização terrorista pelos governos dos Estados Unidos e do Canadá.
    Mehdi Taj, segundo da direita para a esquerda, não poderá entrar nos EUA
    Reprodução/Fantástico
    Time iraniano não pode dormir nos EUA
    De acordo com o embaixador iraniano no México, o visto concedido aos 26 jogadores do Irã permite apenas a entrada temporária nos Estados Unidos para treinamentos e partidas. A autorização não inclui pernoites em território americano. Com isso, a equipe terá que retornar a Tijuana após cada jogo ou atividade realizada nos EUA.
    A delegação chegou neste domingo a Tijuana, no México, onde ficará concentrada durante a primeira fase da competição. Inicialmente, a equipe planejava se hospedar em Tucson, no Arizona, já que disputará seus três primeiros jogos nos Estados Unidos.
    No entanto, a guerra que começou após bombardeios coordenados por forças americanas e israelenses contra o Irã alterou toda a logística da seleção.
    Calor extremo
    A Copa do Mundo de 2026 será disputada durante o verão dos Estados Unidos, período marcado por altas temperaturas, mas também por tempestades frequentes, raios e chuvas intensas. Por causa dessas condições climáticas, autoridades americanas e a Fifa já se preparam para possíveis paralisações de partidas ao longo do torneio.
    VEJA A REPORTAGEM NA ÍNTEGRA
    Clima pode interferir no andamento das partidas da Copa do Mundo
    Irã chega no México para Copa do Mundo
    Reprodução/Fantástico
    GloboPop: clique para ver os vídeos do palco do Fantástico
    Ouça os podcasts do Fantástico
    ISSO É FANTÁSTICO
    O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1 e nos principais aplicativos de podcasts, trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
    source
    Fonte: G1

    Sair da versão mobile