32 C
Cuiabá
quinta-feira, novembro 21, 2024

FAB realiza cultos religiosos e encontros ecumênicos em apoio ao RS

Em meio a tragédia no Rio Grande do Sul, com milhares de famílias desabrigadas e centenas de vítimas das enchentes, a Força Aérea Brasileira (FAB) tem atuado em diversas frentes para prestar ajuda humanitária ao estado. Além da Campanha de arrecadação de donativos “Todos Unidos pelo Sul”, a FAB também tem dedicado seus esforços no acolhimento às vítimas de maneira espiritual, por meio da realização de cultos diários e missas.

Nesse contexto, a Capelania Católica da Base Aérea de Canoas (RS) tem realizado missas ao efetivo e seus familiares. No domingo (19/05), o ato litúrgico foi realizado pelo Tenente Capelão José Edvaldo Silva Santos, em uma das barracas instaladas para acomodar os militares que estão atuando em apoio às vítimas.

“Celebrar a missa para os militares da Força Aérea acampados na Base Aérea de Canoas devido às enchentes, foi uma experiência profundamente tocante e inspiradora. Em um momento de crise, com a comunidade enfrentando os desafios das inundações, a missa proporcionou um espaço de consolo, união e esperança. Ver os militares, que já estavam dedicados a ajudar os afetados pelas enchentes, reunidos em oração e reflexão, foi um testemunho poderoso da resiliência e solidariedade humana. A liturgia não apenas reforçou os valores de fé e coragem, mas também ofereceu uma pausa espiritual necessária, permitindo que todos recarregassem suas forças para continuar a missão de apoio e socorro. Foi um privilégio estar ao lado desses homens e mulheres, renovando juntos nossa fé e compromisso com o bem comum, mesmo em tempos de adversidade”, ressaltou o Padre José.

A iniciativa de realizar as missas no acampamento partiu da Sargento Iasmine Crystina de Oliveira Granja, militar do Centro de Controle Interno da Aeronáutica (CENCIAR), acionada para compor o efetivo da Unidade Celular de Intendência (UCI) da Operação Taquari 2. “A realização da missa dentro do acampamento tem como objetivo fazer com que os militares cristãos possam permanecer frequentando as missas aos domingos, que é um dos mandamentos da Igreja. Além de ser uma atividade que proporciona conforto a tropa”, ressaltou a militar.

Os encontros ecumênicos acontecem todos os domingos, às 19h, na barraca “sala de estar”, instalada em frente ao Primeiro Grupo de Defesa Antiaérea (1º GDAAE). Cultos religiosos diários também têm sido realizados na BACO, no Auditório do 1º GDAAE.

Todos unidos pelo Sul

A FAB tem atuado em diversas frentes no apoio às vítimas da enchente no Rio Grande do Sul. As ações iniciaram no dia 30 de abril, com resgates de pessoas ilhadas, e estendem-se a atendimentos de saúde, transporte de equipes de resgate e materiais, campanha de arrecadação de donativos, coordenação de meios aéreos e outras.

Para acompanhar toda a atuação da FAB no Rio Grande do Sul, acesse a página especial.

Fotos: BACO

Fonte: FAB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE

NOTÍCIAS

Leia mais notícias