EUA prendem irmã de chefe de conglomerado militar de Cuba


    EUA prendem irmã de executiva ligado a empresas controladas por militares cubanos
    Os Estados Unidos prenderam Adys Lastres Morera, irmã da presidente-executiva do GAESA, conglomerado de empresas administradas pelos militares de Cuba. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (21) pelo secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio.
    ✅ Siga o canal de notícias internacionais do g1
    Segundo o serviço de imigração americano (ICE), Morera entrou nos Estados Unidos em 2023 como residente permanente legal e agora está sob custódia enquanto responde a um processo de deportação.
    “Morera estava gerenciando ativos imobiliários e vivendo na Flórida, enquanto também ajudava o regime comunista de Havana, até que eu cancelei seu status de residente permanente”, escreveu Rubio em uma rede social.
    Em comunicado, o ICE afirmou que a presença dela representa uma ameaça aos Estados Unidos e contraria interesses da política externa americana.
    A cúpula cubana raramente fala publicamente sobre o GAESA, sigla para Grupo de Administração Empresarial. O conglomerado reúne negócios administrados pelos militares do país e movimenta 70% da economia da ilha, segundo os EUA.
    O governo de Cuba argumenta há anos que o sigilo sobre o grupo é necessário por causa do embargo comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos, que dificulta as relações comerciais da ilha com outros países.
    A prisão foi feita no contexto da escalada de tensões entre Cuba e Estados Unidos. Na quarta-feira (20), Rubio gravou um vídeo em espanhol dirigido à população cubana sugerindo a formação de um novo país.
    Mais cedo, o chanceler de Cuba, Bruno Rodríguez, afirmou que Cuba nunca foi uma ameaça para a segurança dos Estados Unidos. Ainda segundo ele, o governo norte-americano está promovendo uma campanha para provocar o desespero da população cubana.
    LEIA TAMBÉM
    Raúl Castro indiciado, porta-aviões no Caribe e mais: os sinais de que Trump está fechando o cerco contra Cuba
    Drones e jatos militares dos EUA são observados perto de Cuba em meio ao aumento das tensões entre os dois países
    Rússia testa mísseis com capacidade nuclear; Putin fala em ‘garantia da soberania’
    Adys Lastres Morera foi presa na Flórida em 21 de maio
    ICE
    VÍDEOS: mais assistidos do g1
    source
    Fonte: G1

    Sair da versão mobile