Foi inaugurada nesta terça-feira (8) uma delegacia para atender mulheres vítimas de violência doméstica e sexual em Cuiabá.
Esse serviço era muito esperado na capital, uma vez que as delegacias especializadas não funcionavam 24h, aos finais de semana e nos feriados.
O plantão 24h está instalado no Bairro Planalto, anexo ao prédio da 2ª Delegacia da capital.
Conforme o Mário Demerval de Resende, delegado-geral da Polícia Civil, a equipe do plantão será formada por cinco delegadas: Nubya Beatriz Gomes dos Reis, Juliana Rado, Vanessa Cunha Garcez, Lizzia Kelly Ferraro Noya e Jannira Laranjeira e mais as equipes de escrivães, investigadores, assistentes sociais e psicólogas, no total de 50 servidores da Polícia Civil.
O número de feminicídios ocorridos nos seis primeiros meses de 2020 em Mato Grosso aumentou 68% em relação ao mesmo período do ano passado. Entre janeiro e agosto deste ano, 32 mulheres foram vítimas de feminicídio.
Cuiabá é a cidade que concentra o maior índice estatístico de crimes contra esse mulheres. Serão atendidas no “Plantão da Mulher” as ocorrências de violência doméstica e familiar, além de vítimas de crimes sexuais.
Também vão ser realizados procedimentos de prisão em flagrante, além de pedido de medidas protetivas
O local foi reformado e conta com salas próprias para o acolhimento das vítimas, cartórios, salas de atendimento e brinquedoteca para as crianças
Uma das queixas das vítimas é que, se a violência acontecesse no fim de semana, essas vítimas tinham que procurar delegacias comuns e eram expostas.