31 C
Cuiabá
quinta-feira, novembro 21, 2024

Cursos gratuitos ofertados pelo Governo de MT têm 350 vagas para interessados em montar ou expandir o próprio negócio

O Governo de Mato Grosso e a Federação das Câmaras de Dirigentes Logísticas (FCDL-MT) abriram 350 vagas para cursos de capacitação e consultorias em empreendedorismo nos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Poconé, Chapada dos Guimarães, Nobres e Rosário Oeste. As atividades são gratuitas e destinadas às pessoas que sonham em abrir o próprio negócio ou buscam aprimorar o plano de ação da empresa formal/informal.

A iniciativa faz parte do projeto “Circuito Empreenda Mais CDL” e tem o apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT). A capacitação é ministrada pela Agência Besouro de Fomento Social a fim de atender as necessidades de cada pessoa que pretende ter o próprio negócio ou expandir no mercado.

Os participantes conseguirão desenvolver habilidades em gestão. A meta é que, com o conhecimento adquirido, o empreendedor desenvolva ações de manutenção/abertura de negócios organizados e estruturados e conclua a capacitação, que tem a duração de cinco dias, com um plano de negócio em mãos pronto para ser colocado em prática.

O secretário adjunto de Indústria, Comércio e Empreendedorismo da Sedec, Paulo dos Santos Leite, afirma que a parceria servirá para alavancar ainda mais o empreendedorismo no Estado. “O Governo de Mato Grosso junto com a CDL quer oferecer ferramentas para essas pessoas que sonham em ter o próprio negócio. Com consultorias personalizadas, essas capacitações mostram o que fazer e o que não fazer para alavancar os negócios. É uma forma do interessado obter um plano de negócios, regularizar esses empreendimentos e colocá-lo em prática. Sabemos como é caro um curso/ consultoria nestas áreas, então estaremos rodando o Estado para dar a oportunidade a esses empreendedores, que são importantes para a geração de emprego, renda, para economia e o desenvolvimento do nosso Estado”, ressalta o secretário.

A formação dos cursos segue a metodologia exclusiva By Necessity, elaborada pela a própria Besouro Agência de Fomento Social, que revê o modelo tradicional de um plano de negócios e o adapta para pequenos negócios de forma a ser executado após 11 etapas que somam 20 horas de capacitação. E, para fortalecer ainda o artesanato mato-grossenses, o cronograma oferecerá nos dias 6 a 10 de março uma turma específica para artesãos locais, em Cuiabá.

O superintendente da CDL Cuiabá, Fábio Granja, que é coordenador do projeto, adianta que o programa deve se estender para o todo o Estado. “É um projeto importante que vai de acordo com os propósitos de cada CDL que concomitantemente visam a construção de cidades melhores para empreender e morar. Neste caso, com mais oportunidades de geração de renda e circulação local de dinheiro. Ser empreendedor é desafiador e se torna possível com incentivo e planejamento. Tenho certeza que os resultados alcançados serão relevantes para a sociedade e capazes de transformar esse projeto em um case a ser propagado para todo o estado”, destaca.

A capacitação terá aulas presenciais e online, na qual os participantes são acompanhados individualmente por especialistas durante três meses. Os cursos iniciam no dia 27 de fevereiro e seguem até 17 de março, divididos em 10 turmas.

As inscrições podem ser realizadas pelo site /www.circuitoempreendamaiscdl.com.br.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE

NOTÍCIAS

Leia mais notícias