InformaMT
O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) foi reaberto nesta segunda-feira (30), em Cuiabá. A capacidade de atendimento é de 80 pessoas por dia.
De acordo com a Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos, a equipe da unidade é composta por profissionais de serviço social, psicologia, direito e orientadores sociais.
A prefeitura afirmou que todos os profissionais têm perfil e habilidades para a realização do trabalho social com pessoas em situação de rua, seguindo as diretrizes da Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do Sistema Único de Assistência Social (NOB-RH/SUAS).
Segundo a prefeitura, o local é uma porta de entrada para o atendimento e reintegração social da população em situação de rua.
Além dos atendimentos e de oficinas socioeducativas, haverá o serviço de abordagem social, sendo realizado de forma contínua nos principais pontos de concentração desse público.
O acesso ao Centro Pop, segundo a secretaria, pode ser feito de forma espontânea. Qualquer morador de rua pode entrar no serviço quando quiser.
A população também pode ser parceira, encaminhando essas pessoas para atendimento.
No Centro, terá espaço para higiene pessoal; guarda de pertences; lavanderia; atendimento psicossocial; fortalecimento da autonomia, protagonismo e participação social dos usuários; regularização de documentos pessoais; acesso a vagas de acolhimento institucional; e o encaminhamento para outras políticas públicas, quando necessário.
O horário de funcionamento será das 8h às 20h, de segunda a sexta, no sistema porta aberta para o atendimento dos usuários.
InformaMT/G1