InformaMT
Um casal haitianos, vendedores ambulantes em Cuiabá, foram até a delegacia registrar um boletim de ocorrência contra ataques xenofóbicos. O fato aconteceu na segunda-feira (17), quando outra vendedora agrediu e fez ameaças ao casal, alegando que eles não poderiam vender produtos por serem estrangeiros.
O fato foi registrado em vídeo pelas vítimas. A agressora também vende produtos como água, cerveja e refrigerante, chegou a jogar objetos em direção ao casal.
A denúncia ainda aponta envolvimento de outros vendedores. Segundo o casal, eles dão dinheiro para que a mulher agrida e xingue os estrangeiros. Eles afirmam que sempre sofreram preconceito no local e que só querem trabalhar.
O fato aconteceu na praça em frente a Prefeitura, na Avenida Getúlio Vargas. Além dos crimes de racismo e xenofobia, a mulher ainda faz ameaças de morte às vítimas, caso continuem vendendo produtos no local.
A Secretaria Municipal de Assistência Social explicou que apoia os imigrantes em Cuiabá, mas que tomará conhecimento sobre este caso para tomar providências.
A Secretaria Municipal de Assistência Social informa que:
– De forma constante realiza ações de abordagens a esse público, nas principais vias, praças e viadutos.
– As atividades têm como foco verificar informações dos imigrantes, saber se estão recebendo algum tipo de auxílio social, se estão sendo atendidos junto à Casa do Migrante.
– Também são colhidas outras demandas apresentadas pelos assistidos, visando melhorar as condições de vida dessa população na cidade.
– Sobre esse caso especificamente, a Secretaria tomará conhecimento. Todavia orienta que, em situações como esta, um Boletim de Ocorrência seja efetivado para que as autoridades competentes tomem as devidas providências.
InformaMT/RepórterMT