25 C
Cuiabá
sábado, novembro 23, 2024

Capivaras poderão ser retiradas de parques em Cuiabá devido a maus-tratos

InformaMT

A Prefeitura de Cuiabá informou que vai consultar biólogos, veterinários e pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) para verificar a possibilidade de retirar as capivaras que vivem nos parques municipais para outras áreas.

De acordo com o município, há várias denúncias de maus-tratos aos animais que vivem nesses espaços.

Em Cuiabá, dois parques públicos possuem capivaras. Elas já estavam no Parque Tia Nair e no Parque das Águas antes da construção deles.

Além disso, os moradores que frequentam esses espaços relatam que há atropelamentos e muitas capivaras estariam morrendo de fome e doenças.

Um vídeo que mostra uma capivara ferida no Parque da Águas começou a circular nas redes sociais, neste fim de semana e rendeu muitos comentários sobre supostos maus-tratos vivenciados pelos animais.

A doutora em ecologia e pesquisadora do Instituto de Biociências da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Viviane Layme, conta que não é seguro para as capivaras e outros animais silvestres viverem em ambientes urbanos e ficarem tão próximos das pessoas e de animais domésticos.

O primeiro fator de segurança está relacionado à zoonoses desses animais, por serem vetores de doenças e também pelo risco de serem contaminados por animais domésticos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE

NOTÍCIAS

Leia mais notícias