InformaMT
As restrições de funcionamento para bares e restaurantes de Mato Grosso devem resultar em um desemprego de 20% no setor somente em março, segundo a Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel-MT).
Nessa terça-feira (16), o governador Mauro Mendes (DEM) decidiu prorrogar o toque de recolher das 21h até às 5h, a paralisação de todas as atividades econômicas a partir das 19h e aos sábados e domingos após às 12h. As medidas venceriam nesta quarta-feira (17), mas foram estendidas até o dia 4 de abril.
As medidas ter por objetivo frear o avanço da Covid-19 no estado.
De acordo com a Abrasel, as restrições devem gerar um caos social e econômico. Atualmente, o setor possui 26 mil empresas, que movimentam R$ 5,5 bilhões anualmente em Mato Grosso, gerando cerca de 70 mil empregos diretos e 150 mil postos de trabalho indiretos.
A associação informou que, após o anúncio de estender o decreto, os empresários começaram a pensar em demissões e fechamentos.
“A partir do momento que as pessoas são induzidas a ficar em casa, a retomada é muito lenta. Não funciona assim: acabou a pandemia, todos voltam a frequentar restaurantes”, ressalta a Associação.
Segundo a Abrasel-MT, mesmo voltando a trabalhar em abril, que é o prazo previsto para retomada, a empresa não vai conseguir manter todos os funcionários e absorver o prejuízo por ter ficado 30 dias sem trabalhar.
“A Abrasel apoia as restrições e é contra aglomerações e festas clandestinas, mas reforça que não se pode fazer um mini-lockdown apenas para um grupo de empresários”, diz em nota.
A entidade acredita que se todos os estabelecimentos trabalharem como restaurantes, com consumo somente sentado e respeitando todos os protocolos, com apoio de uma fiscalização rigorosa, esforços conjuntos entre governo e prefeitura, é possível evitar a proliferação da Covid-19.
“É preciso que a fiscalização seja mais rígida e atue de forma ostensiva, especialmente em relação aos estabelecimentos que insistem em não cumprir regras, bem como às pessoas que promovem festas irregulares e aglomerações”, avalia.
Covid-19 em MT
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta terça-feira (16), 277.063 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 6.518 mortes em decorrência do coronavírus.
Foram notificadas 2.275 novos casos de Covid-19 e 62 mortes nas últimas 24 horas. Dos 277.063 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 13.029 estão em isolamento domiciliar e 255.550 estão recuperados.
InformaMT/G1