28 C
Cuiabá
sexta-feira, novembro 22, 2024

Articulação da primeira-dama de MT garante alimentos e cobertores para indígenas xavantes em Campinápolis

Articulação da primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, garantiu a entrega de 900 cestas de produtos alimentícios e kits de higiene e limpeza e de 300 cobertores a 47 aldeias indígenas da etnia Xavante, no Território Indígena Parabubure, no município de Campinápolis (550 quilômetros de Cuiabá).

A ação emergencial, que faz parte dos programas SER Família Indígena, SER Família Solidário e SER Família Aconchego, idealizados pela primeira-dama Virginia, foi realizada entre os dias 12 e 17 de junho, por equipes da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), da Superintendência de Assuntos Indígenas da Casa Civil, e da Unidade de Ações Sociais e Atenção à Família (Unaf).

“As equipes da Setasc, Unaf, Superintendência de Assuntos Indígenas, com o apoio da Defesa Civil, estão cumprindo uma agenda de entrega que organizamos para atender as necessidades emergenciais nas aldeias. Graças ao apoio que temos do Governo de Mato Grosso, estamos conseguindo atender as demandas. Agradeço a todos que estão conosco nesta missão, todos os servidores e voluntários. Todos sabem do carinho enorme que tenho pelos nossos irmãos indígenas, e dar um pouco mais de conforto a eles é nossa missão”, disse Virginia Mendes.

O superintendente de Assuntos Indígenas da Casa Civil, Agnaldo Santos, destacou a importância da ação para garantir a segurança alimentar e sanitária dos indígenas e agradeceu o apoio do governador Mauro Mendes, do secretário da Casa Civil, Mauro Carvalho, da secretária da Setasc, Grasi Bugalho e, principalmente, da primeira-dama Virginia Mendes, que ele chamou de “madrinha dos povos indígenas”.

“Queremos agradecer à nossa madrinha dos povos indígenas, a primeira-dama Virginia Mendes, que sempre atende toda a comunidade indígena de Mato Grosso. Ela tem um carinho especial pelos nossos irmãos e irmãs indígenas e tem feito um trabalho exemplar na área social. Essa ação emergencial é mais uma prova do seu compromisso e sensibilidade com os povos originários”, agradeceu.

Segundo o líder indígena e vereador de Campinápolis, Geninho Tseredzapriwe, o governo estadual não tem medido esforços para ajudar a comunidade indígena. “Essa ação está ajudando muito a comunidade. As crianças, os jovens e, principalmente os anciãos, que nesse tempo de frio precisam desse cobertor. Só tenho a agradecer ao governador e à primeira-dama pelo trabalho que vêm desenvolvendo. Muito obrigado”, manifestou.

O prefeito de Campinápolis, José Bueno Vilela, enfatizou que o apoio do Governo de Mato Grosso é importante para o município, onde os indígenas xavantes representam 56% da população.

“A gente sabe do carinho que a dona Virginia Mendes tem pelos povos indígenas, então vemos essas entregas como muito benéficas, pois vemos que são pessoas menos favorecidas, que têm dificuldades. Eu estou no município de Campinápolis há 22 anos e nunca vi essa atenção do Governo de Mato Grosso para os indígenas igual estamos vendo na administração do governador Mauro Mendes e da dona Virginia Mendes. A gente agradece, de coração”, finalizou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE

NOTÍCIAS

Leia mais notícias