27 C
Cuiabá
sexta-feira, janeiro 17, 2025

Prestes a tomar posse, Trump conversa com Xi Jinping por telefone e afirma: 'Foi muito bom para a China e os EUA'


Segundo o presidente eleito dos Estados Unidos, que toma posse nesta segunda-feira (20), alguns dos assuntos debatidos por ele e Xi Jinping foram comércio, fentanil e TikTok. Trump e Xi Jinping
Getty Images
Donald Trump, o presidente eleito dos Estados Unidos, e Xi Jinping, o presidente da China, tiveram uma reunião telefônica nesta sexta-feira (17), três dias antes da posse do republicano.
Após a conversa ser divulgada pela TV estatal chinesa, Trump falou sobre ela na rede social Truth Social e contou que alguns dos temas discutidos foram comércio, fentanil e TikTok.
“Acabei de falar com o presidente Xi Jinping da China. A ligação foi muito boa para a China e os EUA. Minha expectativa é que resolveremos muitos problemas juntos, e começando imediatamente. Discutimos o equilíbrio do comércio, Fentanil, TikTok e muitos outros assuntos. O presidente Xi e eu faremos todo o possível para tornar o mundo mais pacífico e seguro”, afirmou o presidente eleito americano.
O presidente chinês também falou sobre a reunião e disse que ambos esperam um “início positivo nas relações China-EUA”.
“Há diferenças, inevitavelmente, entre a China e os Estados Unidos. A chave é respeitar os interesses centrais e as principais preocupações de cada um. Encontrar formas adequadas de resolver problemas. China e EUA podem ser parceiros e amigos”, declarou Xi à mídia estatal chinesa.
Segundo a mídia estatal da China, os dois líderes concordaram em estabelecer canais estratégicos de comunicação e manter contato regular sobre as principais questões de interesse comum para os dois países.
A relação entre EUA e China é vista como uma das principais questões da política externa no segundo governo Trump. Diversos membros escolhidos pelo republicano para seu futuro gabinete são abertamente críticos a Pequim.
Durante sua primeira passagem na Presidência, Trump impôs diversas tarifas para produtos importados da China para os EUA, o que provocou retaliação por parte de Pequim.
Trump, no entanto, também já elogiou o presidente chinês, Xi Jinping, classificando-o como “brilhante” e “perigoso”.
source
Fonte: G1

PUBLICIDADE

NOTÍCIAS

Leia mais notícias